♫ O que você vai ser quando você crescer...


     Mais um ano se passou e a minha dúvida permanece: o que eu vou ser quando crescer? Acontece que me faço esta pergunta desde que tenho 3 anos. Antes parecia ser uma coisa tão distante, mas o tempo voa. Em um piscar de olhos lá estou eu...14 anos e em pleno o segundo ano do ensino médio. Há algum tempo já estava ser decidida a ser Designer de Moda, criar look's jamais imaginados, me mudar para NY, lançar coleções pelo o mundo todo. Mas tudo isso mudou nas últimas semanas. Não sei dizer ao certo o que aconteceu, mas o que já tinha se tornado uma meta para mim, agora não passa de um sonho. E como em todo sonho uma hora você acorda. 
     Já pensei em ser tudo o que você possa imaginar...
Web Designer, Dentista, Jornalista, Chef de Cozinha, Designer de Moda, Fisioterapeuta, entre outros (muitos outros!). Pois é acontece que nas últimas semanas eu parei para pensar no que eu realmente queria fazer da vida. Não dá mais para adiar. E para eu poder me especializar em algo, que seja algo do meu gosto, que venha de mim. Algo que eu faça porque gosto, algo que eu faça bem e que já tenha a noção de como funciona.
     Pois bem, então deixa eu começar desde o início...desde pequena eu tenho vários hobbies, entre eles estão: desenhar vestidos, jogar (muitos jogos!) e cozinhar. Na ordem! Então, desde quando eu era muito pequena eu ajudava a minha mãe na cozinha, procurando e alcançando os ingredientes à ela, lendo receitas, etc. Conforme fui crescendo fui auxiliando a minha mãe a fazer mais coisas na cozinha, como preparar bolos, algumas receitas básicas...quando eu tinha por volta dos 7, 8 anos eu já sabia fazer muitas receitas sozinha e de vez em quando a minha mãe deixava eu fazer o almoço (e eu adorava a ideia). Fui crescendo, aprendendo receitas novas, inventando outras, "desempoeirando" antigos cadernos de receitas da minha mãe. E hoje sou eu quem faço o almoço, jantar, café...na maioria das vezes aqui em casa. 
     Sempre gostei de cozinhar, mas sempre levei isso apenas como um hobbie. Minha mãe me disse várias vezes para eu me especializar na área de gastronomia, porque eu sei, e sei porque gosto de cozinhar! Mas como eu sou cabeça dura...eu queria porque queria ser Designer de Moda e nada nem ninguém ia me fazer mudar de ideia. Mas eu comecei a me distanciar dos desenhos e me dedicar mais a culinária, sem ao menos perceber. 


     Então nas últimas semanas comecei à sonhar em ser Chef de Cozinha. E, em um desses meus sonhos eu estava terminando de decorar o meu restaurante super glamouroso no shopping da minha cidade. Quando me acordei, perguntei à mim mesma: Por quê não? Depois ocorreram uma série de fatos que fizeram eu ter certeza que eu quero seguir essa carreira. 
     Júlia sem dicas, não é a Júlia! Haha! Então resolvi deixar algumas dicas para você que não faz a mínima ideia do que quer ser quando crescer fazer na faculdade. 

- Vá com calma! Ninguém decide o que vai fazer na faculdade de um dia para o outro. Esta é uma decisão que demora meses, e quem sabe anos!
- Faça uma listinha sobre o que você mais gosta de fazer e veja profissões ligadas à isso;
- Pesquise sobre cada profissão: o que faz, onde atua, duração do curso, salário, etc.
- Peça a opinião dos seus pais e pessoas próximas.
- Pense muito antes de tomar uma decisão final.
- Experimente. Se inscreva no curso escolhido. Caso não esteja gostando da faculdade, saia e tente outra. Não tem nada mais chato do que trabalhar em algo que você não gosta.
- Vá treinando caso não tenha idade para entrar na faculdade. Eu, por exemplo, vou continuar aperfeiçoando minhas técnicas culinárias por aqui.

E vocês, já sabem o que vão ser quando crescer?
Me contem tudo nos comentários!
     

5 comentários:

  1. Ah que coisa linda, tanto o blog quanto o texto. Bem inspirador nos fazer essa pergunta, tentar responder a nós mesmo!

    www.escritoraentre4paredes.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post ^^

    É minha primeira visitinha aqui no blog, ameii <3 e vou voltar viu ^^

    Já tô Seguindo :))

    Se der me faça uma visitinha :)

    Blog da Fran Bazan


    Sorteio - Gloss Cathariane Hill

    Beijinhos ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em tanta coisa UAHSUHAS, hoje eu já sei mais ou menos o que quero!
    Amei o post!
    Beijos e fique com Deus!
    Batom de Framboesa
    Tem post novo e sorteio super legal no blog! Já viu?

    ResponderExcluir
  4. Eu também fico super na duvida , mas na hora certa tudo se esclarece .
    Parabéns !
    Relicario de memorias
    SORTEIO NO BLOG

    ResponderExcluir
  5. Acontece com todo mundo, essa fase é triste rs quando não sabemos o que queremos, muita informação passa pela cabeça: tem mercado? é o que eu quero para mim? Eu mesma para escolher um curso é triste porque não gosto de nada rs. Até que por fim escolhi o meu, pesquisei muito e cada vez que pesquiso, tenho mais certeza de que é isso o que eu quero!

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir

Hey! Que bom que você passou por aqui! Deixe a sua opinião sobre o post! Ah...não esqueça que comentários ofensivos ou então "Seguindo, segue de volta?" serão ignorados.