Júlia responde: Como começar um blog?


     Oi gentchy! Há dois dias recebi um email de uma leitora super fofa pedindo dicas de como começar um blog, e aproveitei para inaugurar a tag Júlia Responde. A Garota dos Sonhos escreveu assim:
     "Quais são suas dicas para quem quer começar um blog? Qual assunto é o mais usado?"

     Eu não sou nenhuma blogueira profissional, meu blog não faz muito sucesso, mas na hora de criar o meu blog eu li algumas dicas (que funcionam quando ponho em prática) e hoje vim compartilhar com vocês.

  • Criatividade é tudo!
     Crie um nome para seu blog que seja fácil de lembrar (eu errei nisso) e que não seja repetido. O que mais se vê na internet hoje em dia são blogs com o nome de "Mundo não sei o quê", "Não sei o que Teen", "Diário da fulana de tal". Crie nomes que ainda não pensados, invente uma palavra só sua, invente o seu estilo, invente a sua moda...nem que tenha que passar dias trabalhando no seu novo projeto! 

  • Conteúdo

     Garota dos Sonhos atualmente existem blog dos mais variados assuntos, moda, beleza, tutoriais (para ajudar quem não sabe personalizar o blog), dicas, séries e filmes, livros...são inúmeras as possibilidades, mas sempre escolha o assunto que tem mais a ver com você, o assunto que mais gosta de falar. O que vai fazer o seu blog fazer sucesso não é o assunto que você vai abordar, mas sim a maneira de como fala sobre ele, a sua opinião ;) Ah e seja original: nada de Ctrl + C e Ctrl + V!

  • Sem emendas de URL, please!
     Não há nada pior do que você entrar em um blog e ter uma URL cheia de hifens, letras repetidas...é horrível de memorizar e muitas vezes o leitor gostou do seu blog, quer voltar por lá, mas não lembra o link. Resultado: perda de visitas!
  • Blogueira de coração!
     Seja blogueira porque você gosta, não para ganhar mimos! Acontece é que muita gente hoje em dia cria um blog com a intenção de ganhar dinheiro e produtos. Daí vão lá para os grupos de divulgação com os famosos "seguindo, segue de volta?" com o intuito de ganhar números para seu blog e conseguir parceria. Confesso que até eu já fiz isso, mas hoje aprendi que números não são nada se você não tiver um bom conteúdo. E também tem a questão de quão influente você é para os seus leitores, mas isso é assunto para o próximo post!

  • Aparência não é tudo, mas...
     ...é ela quem vai fazer um leitor ficar ou fechar o seu blog logo de cara! O seu blog pode ter um conteúdo incrível, mas se o fundo do seu blog for preto, a cor da fonte vermelha com destaques em azul e muitos gifs piscando na barra lateral (acho que exagerei um pouco, hahaha) o leitor vai fechar a página sem ao menos ler o seu texto. Já se seu layout for bonito, organizado, com cores claras no funto e fontes em tons neutros (na dúvida vá de fundo branco e fonte preta, que não tem erro!) o visitante vai ler o seu texto e poderá vizualizar outros post e isso renderá muitos cliques.
     Se você não tem dinheiro para investir em seu blog logo no início, a gente te ajuda! Aqui no blog eu disponibilizei alguns layouts free beeem básicos, sabe? Ah e tem alguns tutoriais bem explicadinhos, para deixar o seu espaço ainda mais com a "sua cara". E também tem a questão do domíno (.com, .com.br, .net) eu ainda não investi no meu, mas dizem que vale super à pena. Por cerca de R$ 30,00 por ano, você tira o .blogspot da sua URL.

  • Vá com calma!
     Não adianta criar o blog em um dia e no outro já atingir os 500 seguidores! A conquista de leitores fiéis e seguidores é um processo que demora meses, até mesmo anos! Tudo que se consegue fácil vai embora fácil também! #ficaadica

     Então meninas, esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado das dicas, e se quiserem mais posts como esse, basta deixar um comentário aqui mesmo com a sua dúvida que respondo através de um post! Aproveite e curta a nossa fanpage, para não perder nenhuma novidade beijoos e boa noite! <3

3 comentários:

  1. Obrigada Júh! Ajudou muito :)

    Garota Dos Sonhos

    http://apenasumahistoriaminha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já criei meu blog, mas essas dicas são sempre úteis. :)

    http://cafeinspirador.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey! Que bom que você passou por aqui! Deixe a sua opinião sobre o post! Ah...não esqueça que comentários ofensivos ou então "Seguindo, segue de volta?" serão ignorados.